O Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) destina parte da verba PROEX para o auxílio à participação de alunos em eventos nos quais apresentarão trabalho. Geralmente no início do período da vigência do acordo CAPES-PROEX, é divulgada uma chamada para os alunos, solicitando que indiquem o evento (nome, data e local) e enviem a carta de aceite (ou previsão de recebimento da carta). As chamadas são divulgadas para todos os alunos do PPG-LETRA pelo e-mail monitoriadoletra@gmail.com. Após obter uma visão global das demandas, os alunos contemplados são informados sobre como foi feita a distribuição da verba entre os que a solicitaram. O pedido tem que ser feito antes do congresso e cobre apenas alguns tipos de despesas que têm que ser comprovados conforme indicações no site abaixo.
https://financeiro.fflch.usp.br/convenios/3131
Depois do evento, é necessário fazer um relatório no prazo de 5 dias, que tem que ser entregue em papel, com assinatura original e comprovação de despesas no setor de convênios. O link acima também fornece explicações a esse respeito.
O pagamento é feito apenas após o evento, mediante apresentação de comprovantes exigidos.
Regras para utilização de verba PROEX
A priori:
- quando houver verba, todos os pedidos devem ser contemplados.
Quando não houver verba suficiente, as seguintes regras serão aplicadas.
Regras gerais, em ordem de preferência, para destino da verba:
- publicação de livros (docentes com discentes);
- eventos internacionais no Brasil (docentes e discentes);
- eventos nacionais ou internacionais, dependendo da verba disponível (docentes e discentes).
Regras para discentes:
- atualização do Lattes
- preenchimento de relatórios (sucupira e de bolsas) e entrega no prazo;
- número e qualidade de publicações no quadriênio
Quando houver necessidade de escolha, os Representantes Discentes farão a distribuição, levando em conta:
- aluno de DO (preferencialmente após qualificação)
- aluno de ME (preferencialmente após qualificação)