O Relatório Capes-Sucupira é composto por formulários que têm a função de coletar dados de toda sua produção intelectual do ano base. Estes serão enviados à CAPES, agência de fomento que avalia anualmente o seu desempenho enquanto pós-graduando, como também o do seu Programa e resulta na avaliação trienal de cada Programa, com obtenção de notas de 1 até 7. o Programa reconhecido pela CAPES/MEC é aquele que recebe a nota igual ou superior a 3. o Relatório não compete somente aos bolsistas, mas a todo universo da pós-graduação da USP.
É fundamental o registro de sua produção intelectual enquanto Produção Bibliográfica: Livro (capítulo, coletânea, texto integral, verbete e outra); Artigo em Periódico (revista científica); Tradução; Trabalho em Anais; Artigo em Jornal ou Revista de Circulação; Partitura Musical. Enquanto Produção Técnica: Apresentação de trabalho; Curso de curta duração; desenvolvimento de aplicativo, de produto, de técnica, de material didático e instrucional; Editoria Manutenção de obra; Maquete; organização de evento; Programa de rádio e TV; Relatório de pesquisa; Serviços técnicos; Cartas, mapas e similares e outros. Enquanto Produção Artística: Programa de rádio e TV; Sonoplastia; Curso de curta duração; obra de artes visuais; Apresentação de obra artística; Composição musical; Arranjo musical; outros.
O preenchimento do seu relatório CAPES-SUCUPIRA é essencial para você (pós-graduando), para o seu Programa e para a USP porque:
- Reconhece o seu Diploma: Portaria nº 13 de 01/04/02, do MEC, Art. 2º - " autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu são concedidos pelo MEC, por prazo determinado, com base em parecer do Conselho Nacional de Educação, fundamentado nos resultados da avaliação realizada pela CAPES, nos termos da Resolução CNE/CES Nº, de 3 de abril de 2001".
- Aumenta a cota institucional para o repasse de bolsas de estudo;
- Aumenta a possibilidade de intercâmbios internacionais;
- Amplia as possibilidades de convênios pela ideal avaliação de seu Programa e da Instituição;
- Amplia a possibilidade do seu pedido de bolsa ser aceito, pois quanto maior o registro de sua produção intelectual, maior é a quantidades de bolsas oferecidas ao seu Programa pela CAPES e outras agências de fomento.
- Possibilita ótimos desempenhos na avaliação trienal da CAPES frente ao seu Programa. Este com notas 5, 6 ou 7 adquire a cota institucional de bolsa sanduíche, através do PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).
- Amplia suas condições de inserção no mercado, pfois seu currículo passa a ter a referência de uma Instituição bem conceituada pela CAPES e afastando os riscos de descredenciamento;
- Possibilita convênios através do PICDT (Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica) e do PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica), ambos provenientes da CAPES;
- Amplia o número de bolsistas de outras Instituições, contribuindo com a taxa escolar para a USP, trazendo mais recursos para a estruturação dos Programas;
- Traz mais recursos para os Programas com conceito 6 e 7 (após avaliação de dois triênios consecutivos), através do PROEX (Programa de Excelência da CAPES), viabilizando investimentos de infraestrutura, fomentando Congressos, Pró-labores e a sua pesquisa.
O PPG-LETRA tem, atualmente, nota 6, graças aos esforços empreendidos pelo programa, porém, para conservarmos essa nota ou obtermos nota 7, é necessário que todos, docentes e discentes, contribuam.