Colaboradores

Berta Waldman

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1969) e doutorado em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Literatura Israelense e Judaica. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: literatura brasileira e imigração; literatura brasileira contemporânea; literatura comparada; literatura hebraica e judaica contemporâneas.

Área: Estudos Literários e Culturais

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Email: bwaldman@usp.br


Gabriel Steinberg Schvartzman

Gabriel Steinberg

Gabriel Steinberg possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Letras e História, atuando nos seguintes temas: Língua Hebraica moderna, História Judaica, História e Literatura israelenses e Holocausto.

Área: Estudos Linguísticos

Credenciado para Orientar: Mestrado 

Telefone do Gabinete: (11) 3091-4573

Email: steinberg1818@hotmail.com


Gloria Carneiro do Amaral

Graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (1970); mestre em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1976); doutora em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1989); Livre-docente em Letras pela Universidade de São Paulo (2006). Professora livre-docente aposentada da Universidade de São Paulo, atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas e Literatura Comparada. É pesquisadora principalmente nas seguintes áreas: literatura comparada, literatura brasileira e francesa. Ganhador do 2º lugar do "Prêmio Jabuti" - Teoria e Crítica Literária - obra: Navette Literário França-Brasil (a crítica de Roger Bastide) (2011).

Área: Estudos Linguísticos

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Email: glomar@uol.com.br


Heloísa Pezza Cintrão

Docente do curso de Letras da Universidade de São Paulo, Habilitação Espanhol, Disciplinas de Língua Espanhola e Tradução, desde 2000. Professora doutora em regime de dedicação exclusiva. Bacharel (1992) e Licenciada (1994) em Letras pela Universidade de São Paulo, nas habilitações Português e Espanhol. Especialização no *Curso para Profesores de Lengua y Literatura Española* (1996), em Madri, como bolsista da AECI - Agencia Española de Cooperación Internacional. Mestre (1998) e Doutora (2006) em Letras pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado (2009) na Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Produção bibliográfica reunindo artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros, traduções e participação na produção de dicionários bilíngües. Participação em eventos no Brasil e no exterior. Principal área de concentração: Estudos de Tradução. Atuação também em Língua Espanhola e Literatura Espanhola. Entre os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica estão: Estudos de Tradução, competência tradutória, formação de tradutores, conhecimentos declarativos, Cervantes, Quixote, romanesco e Northrop Frye.

Área: Estudos da Tradução

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Email: heloisacintrao@yahoo.com.br


Luciana Carvalho Fonseca

Luciana Fonseca

Professora doutora do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Ensino Superior, Linguística, Tradução e Direito, com ênfase em linguagem jurídica, análise crítica do discurso e linguística de corpus. Fundou e foi diretora executiva da TradJuris - Law, Language & Culture de 2007 a 2018. Professora Visitante (2016) e Professora Orientador Pleno na linha de pesquisa Tradução e Corpora (2017 a 2018) do programa de Pós-Graduação em Tradução (TRADUSP) da FFLCH/USP (2016). Autora dos livros: Inglês Jurídico: Tradução e Terminologia (2014) e "Eu não quero outra cesárea: ideologia, relações de poder e empoderamento feminino nos relatos de parto após cesárea" (2015). É professora dos programas de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) e em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, com projetos de pesquisa na área de Tradução e Poder. Principais temas de interesse: tradução e feminismo, historiografia da tradução, mulheres tradutoras do século 19, políticas linguísticas e escrita acadêmica. É Coordenadora da área de inglês do Centro Interdepartamental de Linguas (CIL) da FFLCH USP e Coordenadora Pedagógica da AUCANI Idiomas (Aucani/USP). 

Área: Estudos da Tradução

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Email: lucianacarvalhof@usp.br 


Luiz Antônio Lindo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1977), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Românica, atuando principalmente nos seguintes temas: americanismos léxicos, filologia românica, cultura, linguagem e léxico.

Área: Estudos da Tradução

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Email: lal@usp.br


Maria de Fátima Bianchi

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado com bolsa FAPESP no Programa de Literatura e Cultura Russa (Departamento de Letras Orientais - Usp). Teve bolsa de doutorado-sanduíche da CAPES na Universidade Estadual de Moscou Lomonóssov, em 2005. De 2003 a 2005 estudou no Instituto Púchkin de Língua e Literatura, em Moscou. É tradutora de diversas obras de ficção e crítica russas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas e subáreas: F.M. Dostoiévski (1821-1881), Literatura Russa (século XIX), Cultura Russa, Língua Russa e tradução literária.

Área: Estudos da Tradução

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Telefone do gabinete: (11) 3091-4597

Email: fbianchi@usp.br


Miguel Attie Filho

Professor Livre-Docente de Filosofia e História do Pensamento Árabe do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Tradução e Pesquisa de Filosofia Árabe e História do Pensamento na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Filosofia - (FAI 1996), mestrado em Filosofia (PUCSP1999), doutorado em Filosofia (USP 2004), Pós-doutorado em Filosofia (PUCSP 2006) e Livre-Docência em Filosofia (USP 2010). Na área específica atua com ênfase em pesquisa e tradução da filosofia escrita em árabe (falsafa), notadamente Ibn Sina (Avicena), Al-Kindi, Al-Farabi e Ibn Rushd (Averrósi) nos campos da metafísica e epistemologia. Na área política e filosófica atua na reconstrução e crítica da história do pensamento universal e construção de novos paradigmas cognitivos para o século XXI. Grande parte das publicações encontram-se on-line em: "Falsafa - Filosofia Árabe e História do Pensamento" (www.falsafa.com.br); "Marcas e Pensamentos" (www.historiadopensamento.com.br).

Área: Estudos Literários e Culturais

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Telefone do gabinete: (11) 3091-4602

Email: mattief@uol.com.br


Mona Mohamad Hawi

Mona Mohamad Hawi

Possui Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), foco em Análise do Discurso e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), foco em Formação de Professores. Professora da Pós - Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no programa de Estudos Árabes e Judaicos e também no Programa LETRA - Língua estrangeira e tradução, na linha de pesquisa em Estudos Linguísticos com foco na formação de professores   de língua estrangeira e elaboração e produção de material didático. Na graduação, trabalha com o ensino de língua árabe (clássica e moderna) e práticas textuais. Presidente na Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), membro do conselho do DLO e da Congregação da FFLCH e Vice- Coordenadora da Comissão e Câmara de Vestibulares (CCV).  Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue; Concepções de Linguagem e de Ensino-Aprendizagem sob a perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e crítico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio-críticas de aprendizagem e de discurso.  Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e em Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos. Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais". É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa.

Área: Estudos Linguísticos

Credenciado para Orientar: Mestrado

Telefone do gabinete: (11) 3091-4602

Email: mmhawi@uol.com.br


Verónica Galindez

​​​​​​​Possui graduação em Letras Modernas Francês Português pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica genética, crítica literária, literatura francesa, teoria da escritura e literatura francesa contemporânea. 

Área: Estudos Literários e Culturais

Credenciado para Orientar: 

Telefone do gabinete: (11) 3091-8228

Email: vegarj@usp.br