Egressos CAPES: Faixa (2020-2023)
Thiago Jorge Ferreira Santos (2020)
É Doutor e Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade de São Paulo. Possui licenciatura em português pela FE/USP; bacharelado em português pela FFLCH/USP; licenciatura em francês pela FE/USP; bacharelado em francês pela FFLCH/USP. Atualmente, é Professor do Magistério Superior, exercendo a função de Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na Licenciatura do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; e docente orientador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFSC. É membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP) e do grupo Linguagens, Discurso e Ensino (CNPq/USP). É autor de material didático de língua portuguesa impresso e digital (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e ministra cursos de formação para professores de língua materna na extensão universitária. Possui experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Foi formador de professores de língua portuguesa junto à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE-SEDUC-SP) e atuou no Programa de Formação de Professores-Licenciatura da USP (língua portuguesa). Tem experiência na área de Estudos Linguísticos e Métodos, Técnicas e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (redação de vestibular e material didático); leitura e produção textual; Interacionismo sociodiscursivo; formação para a pesquisa científica; letramento acadêmico. (Lattes, 2025).
Fernando Januário Pimenta (2022)
Doutor em Letras (2022) pela Universidade de São Paulo (DLM-USP), na área de Estudos da Tradução. Mestre em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (PROFLETRAS-USP). Bacharel em Letras: Português e Armênio e Licenciado em Português (2013) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi Professor em escolas públicas estaduais (2014-2022) e municipais (2017-2018). É Professor Doutor da Área de Língua e Literatura Armênia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas em Tradução, Identidade Cultural, História e Literatura Armênia. Com a bolsa do Apoio aos Novos Docentes (PRPI), fez estágio de pesquisa de 3 meses na Universidade de Michigan-Dearborn (Armenian Research Center, sob a direção de Ara Sanjian), durante o qual continuou a pesquisa e a tradução de dez contos populares de Hovhannes Tumanian, do armênio para o português, que se somam aos 12 contos traduzidos durante o doutorado (22 contos no total), atualmente em revisão para publicação. Pai de Zaida. (Lattes, 2025).
Emily Carolina da Silva (2023)
Emily Caroline da Silva é docente da área de Francês do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). É doutora e mestre em Letras pelo programa de pós-graduação Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da FFLCH-USP, sob orientação da profa. Eliane Lousada. Realizou entre 2018-2019 um semestre de doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação da profa. Ecaterina Bulea-Bronckart, com bolsa CAPES/PDSE. Sua área de pesquisa compreende a linguística aplicada e formação docente para o trabalho de ensino com línguas estrangeiras. Possui especialização lato sensu em "Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância". É bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Francês, na USP, e formou-se também em Pedagogia. É pesquisadora membro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE/CNPq e E-labore/CNPq. No plano profissional, ministrou cursos de aperfeiçoamento linguístico em francês para professores dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede pública do estado de SP. Realizou oficinas de formação de professores a convite da UEL, UFV, UFPR, USP, University of Toronto, APFESP e École Québec. Foi tutora (facilitadora) nos cursos de Licenciatura da UNIVESP. Em 2012, foi professora-assistente na Universidade de Guelph, Canadá, ministrando disciplina de Português para Estrangeiros e de Francês Língua Estrangeira. No ano escolar de 2010-2011, trabalhou para o Ministério da Educação Nacional da França como assistente de língua portuguesa em Bourges, na França. (Lattes, 2025).
Ji Yun Kim (2023)
Possui graduação em Filosofia/Cultura Chinesa - Sogang University (2009), mestrado em Lingua e Literatura Portuguesa - Hankuk University of Foreign Studies (2015) e doutorado em Programa de LETRA pela Universidade de São Paulo (2023). Atualmente dá aula no Centro de Educação Coreana em São Paulo e atua como pesquisadora e professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: henri meschonnic. (Lattes, 2024).
Suélen Maria Rocha (2023)
Suélen Maria Rocha é doutora em Letras pelo Programa de pós-graduação Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob orientação da profa. Dra. Eliane Lousada. Realizou entre 2018-2019 um semestre de doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Dolz, com bolsa CAPES/PDSE. É mestre pelo Programa em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela mesma instituição. É graduada em Letras com habilitação em Português (bacharel) e Francês (bacharel e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez intercâmbio durante o ano de 2008, onde estudou literatura francesa na Université Paris VIII Saint Denis, na França. De 2009 a 2014 foi monitora-docente do curso de francês língua estrangeira, no curso de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Neste contexto, atuou como tutora dos professores iniciantes de francês como língua estrangeira. É membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, gêneros e ensino). Trabalhou como professora assistente nas disciplinas de português e francês na Universidade de Guelph, Canadá, no primeiro semestre de 2013. Atualmente é docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de formação de professores, tendo ministrado várias oficinas para o público de professores de língua estrangeira. Suas pesquisas e publicações abordam o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira, os gêneros textuais, a produção escrita, o estilo nos textos e, mais recentemente, tem dedicado seus estudos no trabalho docente, buscando inovações nas formações dos professores iniciantes. (Lattes, 2025).








