Egressos CAPES (PPG-ELLTF): Faixa (2015-2019)
Gisela Anauate Bergonzoni (2017)
Professora doutora do Departamento de Teoria Literária do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), Unicamp. Editora executiva, com Marcos Siscar, da Revista Remate de Males. Doutora em Literatura comparada pela Universidade Rennes 2 (França), com bolsa CAPES-Doutorado pleno no exterior. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Unicamp em 2021 e entre 2018 e 2020, com bolsas da CAPES. Foi professora substituta de Literatura comparada na Universidade Paris - Nanterre entre 2013 e 2014. Foi professora convidada da Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2018 e 2019. Fez mestrado em Letras, com bolsa da União Europeia, pelo programa Erasmus Mundus - Cultures Littéraires Européennes, nas universidades de Estrasburgo (França) e de Bolonha (Itália). É bacharel em Letras, com habilitação em francês (USP), e em Jornalismo (Cásper Líbero). Trabalhou como jornalista nas áreas de cultura e sociedade (Época, Harpers Bazaar) e como redatora de imprensa internacional (Kantar Media, Paris). Entre 2021 e 2023, lecionou Francês, Português e Theory of Knowledge na escola britânica de São Paulo, St. Pauls School. (Lattes 2025).
Simone Maria Dantas Longhi (2017)
Doutora (2017) e mestre (2013) em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2009). Docente nos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de Linguística Aplicada e Formação de Professores. É líder do grupo de pesquisas E-labore/CNPq. É membro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE/CNPQ, liderado pela professora Eliane Lousada (USP), e GEPHisC, liberado pela professora Daniele Nunes (UnB). Também participa do Groupe Vygotskij, coordenado pelo professor Frédéric Saussez, da Université de Sherbrooke, (UdS, Canadá).Sua pesquisa se concentra na área de formação de professores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos da Perspectiva Histórico-Cultural em Psicologia, do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho. Contato: simone.dantas@ufv.br. (Lattes, 2025).
Lívia Miranda de Paulo (2018)
Professora Doutora da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Graduada em Letras Português-Francês (2013) e Doutora (2018) pela mesma instituição, com pesquisa sobre o ensino-aprendizagem da leitura de textos acadêmicos em línguas estrangeiras por meio da abordagem plural da Intercompreensão (Bolsa CNPq). Realizou estágio doutoral no exterior na Universidade de Aveiro em 2017 (bolsa PDSE-Capes). Desenvolve pesquisas e orientações na área da didática do plurilinguismo, Intercompreensão, ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira em uma perspectiva plurilíngue e formação de professores. É especialista credenciada da Rede ANDIFES-Idiomas sem Fronteiras desde 2022. É membro dos Grupos de Pesquisa GPLIES - Grupo de Pesquisa sobre Políticias Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES/CNPq) e MOBILANG: Mobilidades, contatos de línguas, políticas e direitos linguísticos. De 2022 a 2024, foi professora-adjunta do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).








