Eventos - 2023

Palestra : "DE LA MAITRISE DE LA LANGUE AU DÉVELOPPEMENT D'UNE COMPÉTENCE LANGAGIÈRE PROFESSIONNELLE: LES ENJEUX ASSOCIÉS À LA COMPÉTENCE LANGAGIÈRE POUR DES FUTUR.E.S ENSEIGNANT.E.S"

No dia 27 de novembro, a convite da Profa. Dra. Eliane G. Lousada, o professor da Université de Sherbrooke (UdS), Prof. Dr. Olivier Dezutter, proferiu a palestra "DE LA MAITRISE DE LA LANGUE AU DÉVELOPPEMENT D'UNE COMPÉTENCE LANGAGIÈRE PROFESSIONNELLE: LES ENJEUX ASSOCIÉS À LA COMPÉTENCE LANGAGIÈRE POUR DES FUTUR.E.S ENSEIGNANT.E.S", durante sua visita à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Palestra : "Entre Cila e Caríbdis: as traduções brasileiras de Ulysses, de James Joyce"

No dia 24/11/2023, em sua visita à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, o Prof. Dr. Vitor Alevato do Amaral (Universidade Federal Fluminense - UFF) ministrou a palestra "Entre Cila e Caríbdis: as traduções brasileiras de Ulysses, de James Joyce".

V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (V CICA)

Entre os dias 18 e 20 de outubro, foi realizado o V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - Práticas de Intervenção, Análise e Transformação do Trabalho. O evento, organizado com apoio do PPG-LETRA, contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, promovendo a continuidade dos debates sobre a pesquisa em Clínica da Atividade, sobretudo no contexto nacional brasileiro.

Site do evento: http://cica5.fflch.usp.br/

Palestra - "O corpo literário de Lázaro: o evangelho segundo Richard Zimler"

Em sua visita à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a Profa. Dra. Lyslei Nascimento (FALE - UFMG) ministrou a palestra "O corpo literário de Lázaro: o evangelho segundo Richard Zimler"

O evento foi realizado no dia 28 de setembro.

Palestra - "Ensino e Desenvolvimento: o trabalho do professor"

No dia 18 de setembro, às 18h30, o Prof. Dr. Bernard Schneuwly (Université de Genève - UNIGE) ministrou a palestra "Ensino e Desenvolvimento: o trabalho do professor". A visita do professor à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, com financiamento pelo programa CAPES-PRINT.

Encontro de Pesquisas em Estudos Árabes

No dia 4 de maio, foi realizado o primeiro Encontro de Pesquisas em Estudos Árabes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) e o Departamento de Letras Orientais (DLO-FFLCH).

O encontro partiu da ideia de promover um espaço de diálogo entre pesquisadores da área de estudos árabes e realizou-se no Edifício Antonio Candido (prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).

Palestra - "Entre oral imersivo e oral ensinado. Que lugar atribuir à oralidade no ensino de línguas ?"

No dia 28 de março, às 17h00, o Prof. Dr. Joaquim Dolz (Université de Genève - UNIGE) ministrará a palestra "Entre oral imersivo e oral ensinado. Que lugar atribuir à oralidade no ensino de línguas ?". A visita do professor à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, com financiamento pelo programa CAPES-PRINT.

A palestra será presencial, no Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - FFLCH-USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Auditório 14), com a necessidade de inscrição prévia.

Colóquio - Travessias da crítica na América Latina

Nos dias 23 e 24 de março, será realizado o colóquio Travessias da crítica na América Latina, o colóquio tem como objetivo principal reunir pesquisadores do Brasil e de outros países em torno da discussão sobre a circulação da crítica e da teoria na América Latina, formando uma rede ampla de saberes que levará em consideração tanto como essa circulação se deu em diferentes momentos da história, a partir de meados do século passado, como suas atualizações contemporâneas.

O evento será presencial, no Edifício Antonio Candido (Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010).

Inscrições: https://www.even3.com.br/travessias-da-critica-na-america-latina/

Palestra - A relação mutável entre linguagem e pensamento vista através do desenvolvimento da imaginação: uma maneira de ler a obra de Vigotski

No dia 14 de março, o Prof. Dr. Bernard Schneuwly (Universidade de Genebra - Suíça), com mediação da Profa. Dra. Ermelinda Barricelli (USF), foi convidado para ministrar a palestra A relação mutável entre linguagem e pensamento vista através do desenvolvimento da imaginação: uma maneira de ler a obra de Vigotski