Eventos - 2022


Palestra "La littératie au cœur de la réussite des études universitaires"

No dia 6 de dezembro, foi realizada a palestra "La littératie au cœur de la réussite des études universitaires", ministrada pelo Prof. Dr. Olivier Dezzuter (Université de Sherbrooke, Canadá). 

A palestra integra um ciclo de eventos em comemoração aos 10 anos do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH-USP.

 


IV En_LETRA

De 21 a 23 de novembro, ocorreu o IV Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. O Encontro vai ocorrer no formato online, contando com conferências e mesas de professores convidados, e com mesas de comunicações propostas por alunos do programa ou de outros programas de pós-graduação. 

Dentre os convidados, teremos professores da Universidade de Harvard, da Universidade de Genebra e da Universidade de Paris 8, além de docentes de nosso programa. Abaixo é possível conferir a programação do evento.

 

        

 

       


No dia 10 de novembro às 17h00, a professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba Regina Celi Mendes Pereira ministrou a palestra “Espaços de aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: desafios e persistência”. O evento pertence à série de palestras e ações do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em celebração de seus 10 anos. 


XXVe Journée de Formation

No dia 14 de outubro, ocorreu a XXVe Journée de Formation, com o título Deux décennies de « perspective actionnelle » : enjeux et perspectives de l’apprentissage par l’action. Em sua abertura, a jornada contou com a conferência De l'éclectisme à la gestion complexe de la variation méthodologique en didactique des langues-culture, ministrada por Christian Puren, professor emérito da Université de Sainte-Étienne. 

        

 


Nos dias 25, 30 e 31 e agosto, os professores Michel Riaudel (Sorbonne Université), Jacqueline Penjon (Sorbonne Nouvelle) e Florence Olivier (Sorbonne Nouvelle) ministraram um curso de pós-graduação (mas aberto ao público em geral) a respeito das relações literárias e críticas entre França, Brasil e América Latina.

 

Cartaz do curso de pós-graduação A França e as Américas

 

 


A representação afetiva do gato na ficção brasileira

A representação afetiva do gato na ficção brasileira (4)


MESA-REDONDA E LANÇAMENTO: DOSTOIÉVSKI E O EXISTENCIALISMO

Cartaz da mesa-redonda e lançamento: DOSTOIÉVSKI E O EXISTENCIALISMO

A mesa-redonda vai debater o livro "Encontrar o homem no homem: Dostoiévski e o existencialismo", de Víktor Eroféiev, uma das vozes mais relevantes da crítica e literatura russa contemporânea.

Nesta obra, Eroféiev revisita obras seminais de Fiódor Dostoiévski, Jean-Paul Sartre e Albert Camus — como "Memórias do subsolo", "Crime e castigo", "A náusea", "O muro", "O estrangeiro" e "A peste" — pelo prisma da filosofia da existência e do absurdo.

O evento, realizado pelo curso de Letras Russas, pelo Programa de Pós-graduação Letra (FFLCH/USP) e pela editora Kalinka, conta com a presença de Víktor Eroféiev (via zoom), das professoras Aurora Fornoni Bernardini e Elena Vássina (moderação), do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto e da pesquisadora e tradutora Marina Darmaros.

Haverá tradução consecutiva.

Prédio de Letras (USP), Sala 266, das 10 às 12h30.

Entrada franca. Vagas limitadas à lotação da sala.

Haverá venda de livros da editora com 30% de desconto.


Palestra: A oralidade no ensino superior e as apresentações orais

 

pALESTRA LUZIA

 

Ministrantes: Luzia Bueno (USF) e Juliana Bacan Zani (USF)

Data: 14 de junho, às 17h30


A construção do ethos do pesquisador na formação em pesquisa científica

Thiago Palestra

 

Ministrante: Thiago Jorge Ferreira Santos (USFC) - LLAC-USP

Data: 09 de junho, às 18h15


Workshop: Como preparar um resumo para congresso e uma comunicação oral: escolha do recorte da pesquisa e estratégias para apresentá-la (online)

 

282175931 485118373403222 6647892201667109920 n 0

 

Ministrante: Jaci Brasil Tonelli - Doutoranda do PPG-LETRA e monitora do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH-USP

Data: 26/05/2022 das 18h15 às 19h45.


TRADUÇÃO: ENTRE

Colóquio do Grupo de Estudos Tradução em Relação

 

Evento Henrique

 

Comissão organizadora:

Ana Magda Stradioto Casolato (USP)
Carolina França (USP)
Ciro Lubliner (USP)
Genival Teixeira Vasconcelos Filho (USP)
Lisa Generoso (USP)
Thiago Mattos (UFJF)
Wellington Júnio Costa (UFS/USP)


Apoio:

Casa Guilherme de Almeida
Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH-USP)

Data: 28 e 29 de abril


XXIVe Journée de Formation

Enseignement du FLE/FLS en contexte post-pandémie : réflexions sur les technologies, les interactions, les émotions et leur rôle dans l’apprentissage d’une langue

 

Il est peut-être trop tôt pour parler d’un contexte post-pandémie, mais il est sûr que les changements apportés pendant les deux dernières années à l’enseignement-apprentissage des langues, ainsi qu’aux contextes éducatifs en général, sont irréfutables. Nous avons constaté une grande accélération de la réflexion sur l’enseignement en ligne, de la connaissance sur les technologies pour le faire, aussi bien que des modes d’interaction et des émotions ressenties qui sont liés à cette modalité d’enseignement. Même si nous n’avons peut-être pas assez de recul pour aborder tous les changements survenus les deux dernières années, il nous semble important de discuter des atouts et des inconvénients que nous pouvons déjà observer sur l’enseignement en ligne, ainsi que de proposer une réflexion sur l’enseignement présentiel, tel qu’il était présent pendant la vie professionnelle des enseignants avant la pandémie. Dans cette Journée de Formation, nous allons débuter par une conférence dont le but sera de faire le point à propos de la classe inversée, en discutant de ses avantages et inconvénients. Par la suite, on propose trois ateliers qui viseront à discuter de la profession d’enseigner le FLE/FLS, à partir de films des classes des enseignants et des enjeux de la littérature dans les cours de langue. Dans l’après-midi, on s’intéressera aux apports de la Linguistique du corpus pour la Didactique du FLE/FLS, c’est-à-dire aux apports des technologies pour la réflexion sur le vocabulaire à enseigner, aux émotions et aux affects dans l’enseignement des langues, ainsi qu’aux activités proposées pour briser la classe dans des cours en ligne (ou présentiels). Venez nombreux pour réfléchir à nos apprentissages en tant qu’enseignants les dernières années et à comment ceci pourra modifier notre enseignement.

 

277771919 3111979175686770 1400732060900070724 n 0

 

Data: 08/04