Grupos de pesquisa CNPq

Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - ALTER 

O Grupo ALTER (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) teve sua formação no ano de 2002, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Anna Rachel Machado, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além da Prof.ª Dr.ª Anna Rachel Machado, o Grupo ALTER também tinha como líder a Prof.ª Dr.ª Ana Maria de Mattos Guimarães, coordenadora do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O Grupo ALTER tem tido repercussão nacional e internacional, a partir da publicação de Machado (1998) e, sobretudo, da tradução de Bronckart (1999). Além de inúmeras publicações, comunicações em eventos nacionais e internacionais, teses e dissertações, o Grupo ALTER tem sido responsável, desde sua criação, pela difusão dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. Essa repercussão do Grupo ALTER pode ser comprovada pelos currículos de seus participantes, que são constantemente chamados a dar assessorias e cursos, assim como para elaborar e avaliar materiais didáticos.

Internacionalmente, o alcance do grupo se manifesta no intercâmbio entre seus pesquisadores e os da Universidade de Genebra, que se estendeu a pesquisadores do ISD de outros países (por exemplo, da Universidade Nova de Lisboa) ou a seus colaboradores (Universidade Aix-Marseille, França; CNAM de Paris, França), com convites para colaboração em pesquisas, comunicações e acordos internacionais e com publicações conjuntas (Calidoscópio, 2004; Machado, 2004; Guimarães, Machado & Coutinho, 2007; Machado, Lousada, Ferreira, 2011). 

Responsáveis: Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães (Unisinos)

Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino - ALTER-AGE

O grupo ALTER-AGE (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações – Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino), cadastrado no CNPq, é liderado pela Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada (USP) e tem, como vice-líder, a Profa. Dra. Luzia Bueno (USF). Criado em 2011, o grupo é formado por alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica da USP, USF, Mackenzie e outras Universidades. O grupo propõe-se a estudar, sobretudo: i) a noção de gênero textual e seus desdobramentos para a didática das línguas; ii) a problemática da formação inicial e contínua de professores, pelo prisma do trabalho educacional; iii) questões ligadas à didática das línguas em geral, tanto materna quanto estrangeira; iv) o campo da leitura e produção de textos acadêmicos. Os integrantes do grupo interessam-se pelas seguintes linhas de pesquisa: Linguagem e Trabalho (análise do trabalho do professor) e Estudos Linguísticos e Didáticos (uso dos gêneros textuais no ensino de línguas, sobretudo, o francês e o português). As pesquisas do grupo são embasadas, principalmente, nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho, mais especificamente Clínica da Atividade e Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação.

Responsáveis: Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e Profa. Dra. Luzia Bueno (USF)

Criação & Crítica

O grupo Criação e Crítica foi criado em 2002, com dois objetivos fundamentais: estudar a crítica como objeto (e não como método) e refletir sobre a criação literária a partir da crítica genética. Os integrantes são pesquisadores de Iniciação Científica e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), que desenvolvem investigações na área de crítica, literatura brasileira e literatura francesa. O grupo está ligado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Crítica Genética (NAPCG) da USP, e participa de atividades ligadas à Crítica Genética no Brasil.

Responsável: Profa. Dra. Claudia Consuelo Amigo Pino

Laboratório do Manuscrito Literário

A linha de pesquisa intitulada "O Manuscrito Literário" que deu origem ao Laboratório do Manuscrito Literário, o Labô, decorre da fundação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética em 1985 (que mantém junto com a Área de Francês a revista Manuscrítica (http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica).  Os orientandos sob a direção de Philippe Willemart pesquisavam assuntos nesta linha.  Em 1997, uma orientanda Conceição Bento propus reuniões mensais com todos os orientandos. A partir desta iniciativa, se iniciou uma verdadeira escola doutoral na qual  leituras de textos psicanalíticos e críticos nutriam  os debates todo mês e consolidavam a coesão do grupo. O Labô formou pesquisadores, concursados em Universidades Federais e Estaduais, Élide Valarini Oliver, Department of Spanish and Portuguese. University of California at Santa Barbara (2001), Lourival de Holanda Barros na Universidade Federal de Pernambuco (1996), José Alexandrino Filho na Universidade Federal da Paraiba (1993), Roberto Zular na USP (2002), Claudia C. A. Pino na USP (2002), Verônica Galindez Jorge na USP (2004), Guilherme Ignácio da Silva na Universidade Federal de São Paulo (2006), Alexandre Bebiano na USP (2009), Conceição Bento na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri - Diamantina (2010), Carla Cavalcanti e Silva na UNESP-Assis (2010), Cristiane Grando na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Cristiana Vieira na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Samira Murad na Universidade Federal do ABC (2015).

Em 2016, Philippe Willemart, dedicado a outros projetos, passou a coordenação para Alexandre Bebiano de Almeida. O grupo continua reunindo pesquisadores sob a orientação ou supervisão dos coordenadores que trabalham com a crítica genética ou com as relações entre literatura e psicanálise.  As reuniões mensais abertas a pesquisadores interessados,  debatem as pesquisas dos membros, textos de crítica literária e  de psicanálise.

Responsáveis: Prof. Dr. Alexandre Bebiano de Almeida (Coordenador Científico) e Prof. Dr. Philippe Willemart (Vice-Coordenador Científico)